quinta-feira, 8 de julho de 2010

Redação PAES UNIMONTES 2008

A sociedade moderna é caracterizada pelo individualismo e pelo isolamento das pessoas. Comovemos diante de uma situação quando, de fato, somos prejudicados e os problemas alheios pouco nos afetam. Todavia, somos todos responsáveis por tudo aquilo que machuca o couro dos outros.
Essa é uma realidade tão evidente que perpassa todos os níveis das relações humanas, dos problemas ambientais ligados à agressão da natureza aos atos de violência cometidos devido ao consumo de drogas. Isso acontece porque fazemos parte de um organismo que é a sociedade, de tal forma que um ato pouco pensado de um reflete em todos. Exemplos não faltam: problemas de enchentes, tão comuns nas grandes cidades, nada mais são que resultado da poluição diária das ruas das grandes metrópoles; em países democráticos, como cabe aos cidadãos eleger os governantes, todos são responsáveis pelas políticas públicas adotadas, que tendem a beneficiar uns e desagradas a outros; igualmente, o caos social que impera em muitas localidades do país ( dos assaltos às mortes bárbaras) são resultado da falta de compromisso de cada pessoa em fazer exigências de ação mais eficaz das autoridades públicas no combate ao crime organizado.
A solidariedade é essencial no mundo moderno. Ela se ausenta das relações cotidianas entre as pessoas. Sua falta faz com que a desavença, a vingança e os problemas de ordem política e social se tornem uma constante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário